Déo Gracez fala sobre a seleção e atuação na novela Xica da Silva


Déo Gracez falou de sua experiência em Xica da Silva para o site Tv a bordo:





 

Como foi seu teste para Xica da Silva?
“Em XICA DA SILVA, o Walter Avancini resolveu trocar o texto em cima da hora e tive que decorar outro num tempo muito curto, então, me tranquei no banheiro da extinta TV Manchete, sentei-me literalmente no vaso (risos), consegui decorar, fiz o teste e, o Avancini me escolheu”.









Teve medo de estreiar na TV?
"Não tive medo. Adoro desafios e fazer TV foi mais um. Não
senti dificuldade também. Fiz a XICA DA SILVA com muita gana e vontade de acertar, assim como faço até hoje em todos os meus trabalhos. Assim que cheguei ao Rio, para entender como interpretar em TV, fiz oficinas de interpretação com Wolf Maia e depois com a Tizuca Yamazaki, pois até então, eu havia feito somente teatro."










O que mais o encantava no mucamo Paulo? 
  "A mistura de ingenuidade, esperteza, submissão, ambiguidade sexual aliada a uma grande paixão. "


 









Qual foi a cena mais difícil?
"Foi a primeira cena em que tive que tirar a roupa. Imaginei, no
dia seguinte, centenas de milhares de pessoas iriam me ver
pelado, com certeza (risos)." 








Fonte:https://www.tvabordo.com.br/2013/09/deo-garcez-meu-sangue-ferve-sempre-antes-de-interpretar-e-se-o-papel-e-bom-ele-ferve-ainda-mais.html



Deo Gárcez fala de seu personagem "Paulo" em Xica da Silva




O personagem, o “mucamo” Paulo, era sensível e deu muito que falar. Curioso é que, na sinopse da trama, o personagem não teria muitas falas, deveria apenas abusar das expressões faciais. Déo relembra este início. “Quando cheguei à seleção, quase desisti. Tinha muito negro bonito e talentoso. Mas, alguma coisa me dizia para ir em frente. Lembrei-me da minha mãe, que sempre apostou em mim, e resolvi encarar aquele teste como se fosse o mais importante da minha vida. Quando o diretor Walter Avancini me viu interpretando, gostou muito e acabou me escolhendo. O personagem deveria entrar mudo e sair calado.” (Neste momento ele dá uma enorme gargalhada e continua). “Lembro que ficava ensaiando horas e horas no meu quarto olhando no espelho, mesmo sabendo que o personagem teria poucas falas, fazia laboratório sozinho. Sempre fui determinado e extremamente focado.

Com isso, o personagem ganhou mais profundidade e se tornou um dos principais coadjuvantes da novela. A relação do Paulo com o Zé Maria (Guilherme Piva) e a Elvira (Giovanna Antonelli) era bem interessante. Nas ruas eu percebia como o personagem era querido”, conta o ator, emocionado. 


Fonte: https://revistaraca.com.br/a-historia-do-ator-deo-garcez/

Promoção Xica da Silva - Com Quem Vai Ficar O Contratador (1997)


Ao final da novela Xica da Silva em 1997, a Manchete lançou uma promoção para alavancar a audiência. A promoção era "Com Quem Vai Ficar O Contratador?". O participante teria que ligar para o número 0900 70 7701, se achasse que o Contratador deveria ficar com Xica ou 0900 70 7702, se  achasse que o Contratador deveria ficar com Violante.Ou se achasse que o Contratador deveria ficar sozinho deveria ligar para 0900 70 7703.Na promoção você poderia ganhar um computador, um vaporizador e dois carros Palio.Confira o vídeo! 


Por causa de Sucesso de Xica da Silva, Taís Araújo fez uma participação em Bety, a feia


Devido ao sucesso de Xica da Silva no canal de TV Telemundo,nos Estados Unidos.Taís Araújo foi contratada pela Telemundo por um ano para promover a novela e participou de um reality show da emissora.
Por conta do êxito de Xica, ela fez participação especial no também sucesso colombiano, Betty, a Feia. Na época foi eleita pela revista People espanhola uma das 50 personalidades mais bonitas do mundo.



Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Xica_da_Silva_(telenovela)

O Sucesso de Xica da Silva nos Estados Unidos



Telemundo é uma rede de televisão americana com base em Hialeah, Florida. Iniciada em San Juan, Porto Rico por Angel Ramos em 1954, ela é a segunda maior produtora de língua espanhola contendo produções no mundo inteiro. Ela também o segundo maior canal de TV a cabo em espanhol nos Estados Unidos, junto com a Univision. A Telemundo é também o único canal a cabo em produção de telenovelas nos Estados Unidos. Muitos programas são gravados em inglês e espanhol. A emissora lideram a audiência em várias partes dos Estados Unidos no horário nobre, ultrapassando mesmo as redes nacionais em inglêsA novela fez sucesso nos Estados Unidos: segundo The New York Post (por Joe Rubi, 2000) foi a novela mais falada no país depois de Dallas (série) e dobrou a audiência da Telemundo; conforme Marc Berman, colunista de Mediaweek Online (2000), Xica recuperou a emissora como um todo. Taís Araújo foi contratada pela Telemundo por um ano para promover a novela e participou de um reality show da emissora. 

Como eram os cintos de Castidade na época em que Fátima usava na Novela Xica Silva








                                Cinto de Castidade Feminino
 Resultado de imagem para Cinto de castidade



 Cinto de Castidade Masculino
 Resultado de imagem para Cinto de castidade





O Cinto de castidade foi um acessório projetado para ser usado sobre o ventre, envolvendo totalmente os órgãos genitais e trancado ao redor da cintura por cadeado de modo a frustrar, limitar ou restringir a atividade sexual (penetração), orgasmo e a masturbação. Ao mesmo tempo, o cinto de castidade não impede a realização de outras funções fisiológicas, para que a sua utilização por períodos longos ou até indeterminados seja viável.



Os cintos de castidade podem ter sido usados de forma voluntária com a finalidade de proteção contra estupro, para evitar doenças, infidelidade ou ainda para eliminar a "possibilidade de o usuário cair na tentação e pecar (luxúria)" dentro de preceitos cristãos, e se auto-flagelar dentro de um contexto religioso rigoroso.



Podem ter sido usados de forma obrigatória, com o intuito de torturar fisicamente ou psicologicamente inocentes, para intimidar, punir, coagir ou para obter falsas confissões.



Alguns pesquisadores consideram o uso de cinto de castidade na Idade Média como falácia, isto é, sem comprovação.



De qualquer forma, embora seja contrário ao senso comum, os cintos de castidade não são coisas de um passado remoto. Não são só objetos de museu, não caíram em desuso e nem estão extintos, mas continuam sendo produzidos, vendidos e utilizados hoje em dia, principalmente por homens, porém em um contexto totalmente diferente.



Ao longo dos anos foram criados e aperfeiçoados vários dispositivos, tanto para mulheres quanto para homens, buscando melhorias ergonômicas como segurança, higiene, tamanho e conforto para possibilitar o uso contínuo e indeterminado com maior garantia de eficácia e discrição.



Fonte - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinto_de_castidade

A atriz que protagonizou Ana em Xica da Silva hoje optou pelo Direito

Ingrid Fridman fez Ana na novela Xica da Silva e fez várias outras novelas e contracenou com atores importantes, como Nuno Leal Maia, Chico Anysio e Renato Aragão.Trocou a carreira de atriz pelo direito.





Drica Moraes (Violante) ganhou o APCA por sua atuação em Xica da Silva

Drica  Moraes simplesmente deu um show na pele como a vilã,Violante! E ganhou o troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) por causa de sua primorosa atuação em Xica da Silva.
Este foi somente o início     da sua longa parceria com o autor Walcyr Carrasco.
Ela posteriormente trabalhou com ele nas novelas: 
O cravo e a Rosa (em 2000)
Chocolate com Pimenta (em 2003) 
Alma  Gêmea (em 2005)
Verdades Secretas (em 2015)


A Polêmica da abertura da Novela.

Na abertura original da novela Xica da Silva, foram utilizadas fotos da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. 
As pinturas da igreja foram fotografadas e retocadas, mais tarde, animadas. 
Alguns espectadores se   escandalizaram, pois nela, Xica é colocada no lugar de Nossa Senhora da Conceição, que enfeitava a cúpula da igreja barroca. 
No final da abertura, um anjo tenta arrancar a roupa de Xica vestida de Nossa Senhora. 
Simbolizando como o santo e profano andavam lado a lado, na época da escrava.










Dois atores fizeram José Maria


Você sabia que, o ator Marco Polo gravou os primeiros capítulos no papel de José Maria,inclusive aparecendo nas chamadas da Novela, s desistiu do trabalho e foi substituído por Guilherme Piva, que fazia o papel de um  dragão  do regimento.





Zezé Mota fala se sentiu ciúmes de Taís Araújo como Xica da Silva

Taís Araújo e Zezé: veterana interpretou a mãe do mito em novela da Manchete
Para quem não sabe Zezé Mota foi a primeira Xica da Silva nas telas. Viveu a rainha do Tijuco nos cinemas e posteriormente viveu a mãe de Xica, na novela de 1996 da extinta Rede Manchete. Ela foi questionada se sentiu ciúmes da Taís Araújo como protagonista do papel que outrora fora dela, ela afirmou: 

"Inicialmente, achei que, quando ela virasse rainha, eu iria morrer de ciúme, o que seria normal, né? Mas eu tive que me preocupar tanto com meu papel, e o Walter Avancini (diretor do folhetim) era tão exigente, que não sobrou tempo (risos). Sou mãezona e me apaixonei perdidamente por ela. Taís virou a minha filha também fora da ficção" — assegura.

fonte: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/quarenta-anos-apos-xica-da-silva-zeze-motta-lembra-papel-fala-da-solidao-na-velhice-19526177.html

Milton Nascimento e Gilberto Gil regravaram também o sucesso Xica da Silva

No ano 2000 Milton Nascimento e Gilberto Gil regravaram também o sucesso Xica da Silva de Jorge Ben Jor.Ouçam!

Zezé Mota regravou o sucesso "Xica da Silva" de Jorge Ben jor

Zezé Mota que viveu Xica da Silva no cinema e a Maria de Xica na novela regravou o sucesso de Jorge Ben jor em 1981 pela gravadora Warner.Confiram.

A canção Xica da Silva de Jorge Ben Jor

"Xica da Silva" é uma canção composta pelo cantor brasileiro Jorge Ben. Lançada em 1976, ela faz parte do álbum África Brasil, e é uma alusão e homenagem a Chica da Silva, personagem histórica da região de Diamantina, em Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII. Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!
Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!
Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!
Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!...

Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...(2x)

Xica da Silva
A Negra! A Negra!
De escrava a amante
Mulher!
Mulher do fidalgo tratador
João Fernandes
Ai! Ai! Ai!...

Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...(2x)

A imperatriz do Tijuco
A dona de Diamantina
Morava com a sua corte
Cercada de belas mucamas...

Num castelo
Na Chácara, na Palha
De arquitetura
Sólida e requintada
Onde tinha até
Um lago artifical
E uma luxuosa galera
Que seu amor
João Fernandes, o tratador
Mandou fazer, só para ela
Ai! Ai1 Ai!...

Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...(2x)

Muito rica e invejada
Temida e odiada
Pois com as suas perucas
Cada uma de uma cor...

Jóias, roupas exóticas
Das Índias, Lisboa e Paris
A negra era obrigada
A ser recebida
Como uma grande senhora
Da corte
Do Reis Luís!
Da corte
Do Reis Luís!...

Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!
Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!...

Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva, a Negra!...(2x)

Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!
Ai! Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!...

Xica da, Xica da, Xica da
Xica da Silva...(3x)

Mirian Makeba regravou tema da novela Xica da Silva

A grande diva Africana Mirian Makeba regravou o sucesso de Jorge Ben Jor e tema da novela Xica da Silva .Ouçam!

Victor Wagner, ator de Xica da Silva revela os segredos para manter a boa forma

Quase "sessentão", o ator esbanja saúde e músculos. Para manter a boa forma, Victor Wagner segue uma dieta rigorosa e a prática de exercícios físicos, como musculação e kung fu. Há mais de 30 anos, ele deixou Porto Alegre para vir a São Paulo em busca de um sonho: fazer sucesso como ator.




Victor Wagner, o contratador de Xica da Silva usa secador para afastar o frio nas partes baixas

O livro que deu origem a Novela Xica da Silva


O livro CHICA QUEM MANDA de Agripa Vasconcelos de 1966 serviu de inspiração para Walcyr Carrasco (escritor da Novela Xica da Silva) criar o roteiro da trama. Nele autor não se limita a contar a vida da famosa Chica da Silva. Partindo do momento histórico em que a mulher de um humilde garimpeiro teria descoberto, no Ribeirão de Macedo, o primeiro diamante do Brasil, o autor retrata, com vigor reservado àqueles que dominam não só o assunto, mas também a língua, os épicos deslocamentos de massas de ambiciosos, ao sabor dos boatos, depois as levas de retirantes expulsos da Demarcação Diamantina, e as inquietações de um período em que até a delação menos fundamentada era motivo suficiente pra que suspeitos fossem encarcerados, sem direito de defesa, e até levados à morte por torturas. Mais que um romance biográfico, Chica que Manda vale por um completo estudo da vida, dos costumes e da política de sua época.

Fonte - https://www.travessa.com.br/chica-que-manda/artigo/2b426960-b700-478f-9bef-1e9b44e88f92

O sucesso da novela Xica da Silva em outros países




Xica da Silva foi exibida na TVI (Portugal) em 1997, e mais tarde, em 2003, reexibida na SIC (Portugal). Teve grande êxito no exterior, sendo transmitida em vários países, como o Chile (onde foi líder absoluta também em sua reprise), República Dominicana (que exibiu a novela quatro vezes), Angola (onde Taís Araújo foi recebida com honras de chefe de Estado por causa do sucesso da trama) e Venezuela, Equador, Rússia, Colômbia, Bolívia, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, Panamá, Paraguai, Peru, Guatemala, Japão, Argentina e outros.

A trama também fez enorme sucesso nos Estados Unidos, ao ser exibida pela emissora Telemundo, e abriu caminho para as novelas brasileiras no país. A coisa foi tão inacreditável que Taís Araújo foi contratada pela Telemundo por um ano para promover a novela e participou de um reality show da emissora; por conta do êxito de Xica, fez participação especial no também sucesso colombiano, Betty, a Feia. Na época, foi eleita pela revista People espanhola uma das 50 personalidades mais bonitas do mundo. Xica foi reapresentada nos EUA (pela terceira vez), porém pela TV Azteca America.


Fonte - http://observatoriodaim
prensa.com.br/tv-em-questao/a-manchete-do-dia/

Taís Araújo conta sobre ter que cortar o cabelo para ser Xica da Silva


Taís Araújo falou sobre o corte de cabelo para fazer Xica da Silva: "Gente, isso foi quando cortei o cabelo pra fazer Xica da Silva !! Eu sofri tanto no dia, que só deixei cortar às duas da manhã!!", contou ela ao mostrar a imagem em que segura nas mãos as longas madeixas que cortou.
Fonte http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2016/07/tais-araujo-relembra-corte-de-cabelo-para-xica-da-silva-sofri-tanto.html



A exigência do diretor de Xica da Silva em relação aos atores


Segundo Avancini, o rigor da novela foi fundamental na conquista do segundo lugar na audiência. No horário, Xica só perdia para a Rede Globo, que fazia médias de 30 pontos. No Rio, Xica chegou aos 12 pontos. Em São Paulo, atingiu 9 pontos e disputava a posição com o SBT.
"A produção de Xica é diferente das outras novelas que estão no ar. Nós estamos ajudando a recuperar a credibilidade da Rede Manchete. Suprimos a falta de recursos com muito trabalho", disse o diretor. 

"Sou muito exigente. Quero que os atores passem credibilidade. Alguns pensam que em novela de época as pessoas têm de andar como manequins e declamar o texto. Meu grande trabalho foi desfazer esse equívoco".

fonte - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/12/15/tv_folha/8.html

Avancini fala sobre a atuação de Adriane Galisteu na novela Xica da Silva



O diretor artístico da Rede Manchete, Walter Avancini, admitiu o mau desempenho de Adriane Galisteu na novela "Xica da Silva". A atriz fez o papel de Clara, a meia irmã branca da protagonista.
"A Galisteu entrou no projeto como estratégia de marketing. Nunca houve pretensão de grande atuação. Criei uma personagem que eu pudesse controlar. Bem ou mal, a crítica fala muito dela", afirma.
O papel vem crescendo desde a cena em que a personagem participou de ritual com uma jibóia -exibida na semana passada. "Clara vai ganhar ainda mais destaque dependendo do desempenho da própria Galisteu", disse Avancini.

Fonte - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/12/15/tv_folha/8.html


Avancini fala sobre Xica balançar os ombros de mais




O director Walter Avancini fala sobre Taís Araújo balançar os ombros.

 "Como a Xica, a Taís tem atitude e vontade de acertar. Venceu as primeiras etapas. Agora, tem que trabalhar como se estivesse começando. Foi criticada e parou de balançar. A personagem deve recuperar a sensualidade africana, que ela não tem demonstrado, pois seus signos são da zona sul do Rio."

Fonte - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/12/15/tv_folha/8.html



O ator que fez José Maria pensou duas vezes antes de aceitar o papel




O ator Guilherme Piva pensou duas vezes antes de aceitar interpretar o peluqueiro Zé Mulher, na novela "Xica da Silva", da Rede Manchete. Piva temia ficar estigmatizado pelo papel de homossexual.
"Pensei que ia sofrer perseguição, como o André Gonçalves, que fez um homossexual numa novela da Globo. Mas não tive manifestações desagradáveis. Só recebo elogios. O André fazia um personagem sem composição, era ele mesmo. Se tiro o aplique e a maquiagem, dificilmente sou reconhecido", diz Piva.
Através do Zé Mulher, o ator quer apoiar os gays. "Homossexualismo não é doença, é uma opção. Vamos deixar cada um ser feliz como quiser."
Comparando os dias de hoje ao tempo de Xica da Silva, Piva chegou à conclusão que os gays ainda sofrem preconceito, mas, segundo ele, a situação melhorou. "Na época da Xica da Silva o homossexual era condenado à morte, era queimado vivo."


Fonte - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/11/17/tv_folha/12.html

Taís Araújo foi proibida de fazer cenas de nudez no início da novela Xica da Silva


Para evitar polêmicas com o Juizado de Menores, a direção da Rede Manchete decidiu adiar por uma semana a cena em que a protagonista Xica da Silva fica nua. As cenas iriam ao ar terça-feira, um dia após Taís completar 18 anos. Mas a direção da novela resolveu alterar o capítulo. O outro motivo para o adiamento teria sido a possibilidade de o Juizado de Menores se opor à exibição das cenas ou punir a emissora caso ficasse provado que as cenas de nudez haviam sido gravadas antes de a atriz completar a maioridade. Como o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a exibição de menores nus na TV, a Manchete teria sido obrigada a aguardar a maioridade de Taís para exibir as imagens. A produção da novela, no entanto, nega que as cenas estejam prontas e arquivadas. Se tivesse sido comprovado que a menor gravou nua, poderia ter havido uma sanção administrativa contra a emissora. A multa varia de três a vinte salários mínimos. A menos que os pais tenham acompanhado e autorizado a gravação", explicou o juiz Siro Darlan, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude. A mãe de Taís, Mercedes Araújo, negou que as cenas de nudez já tenham sido feitas. "O alvará que permite a participação da menor exclui cenas de sexo e nudez."  Taís apareceu nua, na cena em que o contratador João Fernandes (Victor Wagner) vê Xica da Silva pela primeira vez, banhando-se numa cachoeira. Walter Avancini, diretor artístico da Manchete, prometeu não esconder nada. Para ele, não faria sentido a personagem tomar banho vestida. "Tomamos muito cuidado em cenas de nudez e sexo. Nosso único compromisso é com a estética da imagem, das sensações. Mostraremos como as personagens estão envolvidas, expondo suas emoções naquele momento." 

Taís Araújo relembrou cenas de nudez aos 17 anos na novela Xica da Silva – "só me preocupava se o menino evangélico de quem eu gostava ia ficar comigo depois disso!" Taís Araújo, que se projetou na TV no papel da personagem-título, diz que isso não a incomoda. "Só fiz coisas que queria. Nunca me sujeitei a nada que não quisesse. Não vejo problemas nas minhas cenas de nudez, nenhuma delas gratuita. A personagem pedia isso, e eu faria tudo de novo."

Fontes 
1) http://www.otvfoco.com.br/apos-processar-o-sbt-por-xica-da-silva-giovanna-antonelli-assiste-novela-ao-vivo-na-globo/

2)http://vogue.globo.com/lifestyle/festa/Baile-Vogue/noticia/2016/01/tais-araujo-relembra-cenas-de-nudez-aos-17-anos-no-mister-v.html

3) http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/11/24/tv_folha/9.html

Graças a Xica da Silva, Taís Araújo lança produtos na República Dominicana.

Produto exportação
A novela Xica da Silva rendeu dividendos a Taís Araújo. A atriz lançou sua linha de oito produtos de beleza na República Dominicana. Mesmo depois de quase cinco anos, Taís continua sendo adorada por lá por seu trabalho em Xica da Silva.

Fonte -  http://www.terra.com.br/istoegente/126/exclusivas/index.htm




Taís Araújo fala sobre o diretor de Xica da Silva (Walter Avancini)


"Foi uma surpresa total. Fui convidada na sexta-feira passada e aceitei no ato".
 "Ele sabe me dirigir como ninguém. Quando trabalho com ele, me entrego totalmente. Sou seu robozinho, o que ele manda, eu faço"


Fonte - http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/7/21/tv_folha/12.html

Exibição internacional de Xica da Silva



Xica da Silva estreou na TVI (Portugal) a 15-12-1996 e terminou a 03-11-1997. Foi reexibida na SIC Gold (Portugal) em 2003. Teve êxito no exterior, sendo transmitida em vários países como Rússia, Bolívia, Porto Rico, Panamá, Paraguai, Guatemala. No Chile a novela foi líder absoluta também em sua reprise.Na República Dominicana a novela foi exibida quatro vezes e a atriz Taís Araújo foi recebida com honras de chefe de Estado.Foi transmitida também em Angola,Venezuela,Equador, Honduras,Nicarágua, Argentina, Colômbia, Peru e Estados Unidos.A novela fez sucesso nos Estados Unidos: segundo The New York Post (por Joe Rubi, 2000) foi a novela mais falada no país depois de Dallas (série) e dobrou a audiência da Telemundo; conforme Marc Berman, colunista de Mediaweek Online (2000), Xica recuperou a emissora como um todo. Taís Araújo foi contratada pela Telemundo por um ano para promover a novela e participou de um reality show da emissora. Por conta do êxito de Xica fez participação especial no também sucesso colombiano, Betty, a Feia. Na época foi eleita pela revista People espanhola uma das 50 personalidades mais bonitas do mundo.De 14 de Novembro de 2006 a 24 de Agosto de 2007, Xica foi reapresentada nos EUA (pela terceira vez), porém, pela TV Azteca America. Em 2009, foi atração novamente na Argentina e conquistou mais um grande êxito: obteve excelente audiência no país a ponto de alcançar excelentes 9.3 pontos de média, ocupando o terceiro lugar isolado no ranking do Ibope. Encerrou sua jornada em terras portenhas como maior êxito fora das duas principais redes daquele ano. No último capítulo marcou 9 pontos de média, a melhor marca da emissora naquele dia. Em 2010, Xica foi transmitida na Colômbia (pela segunda vez), no canal local privado de Bogotá City tv, em 2010 foi reprisada pela Canal 5 Paravisión, em 2014 também foi reprisada pela Unicanal (Canal 8 de TigoStar) do Paraguai, no Chile pelo Telecanal e Chilevision, no Equador por RTS e ecuavisa e na Guatemala (pela segunda vez) no canal 3, onde foi um grande êxito novamente. Em 22 de Julho de 2014 a novela estreou no Continente Africano nos países de Língua Portuguesa pela DSTV1.

Críticas à abertura da novela Xica da Silva

A abertura de Xica da Silva causou polêmica ao utilizar imagens da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, que eram animadas e colocavam a atriz Tais Araujo no lugar de Nossa Senhora da Conceição. Alguns devotos se irritaram e ameaçaram processar a Rede Manchete, o que não se confirmou. Na sequência, Xica era cercada por anjos barrocos na cúpula da igreja e alguns deles carregavam os nomes dos atores, no final um deles tentava despi-la e ela sorri maliciosamente.









Cena de Xica fazendo sexo anal





A atriz Tais Araújo recusou gravar uma cena onde insinuava que sua personagem Xica estava fazendo sexo anal com João Fernandes (Victor Wagner). A rebeldia da atriz incomodou o diretor Walter Avancini, que passou a criticá-la. Em sua defesa, Taís afirmou que Xica era conhecida pela sua inteligência e não pelo erotismo.


Fonte - https://pt.wikipedia.org/wiki/Xica_da_Silva_(telenovela)

O figurino da Novela Xica da Silva

O figurino fiel a época abusou das cores ao criar os figurinos de Xica, enquanto Violante usava cores sobras e raramente fugia do preto. Já os homens usavam cores diversas sem seguir uma regra, mas que demonstravam de alguma forma a posição social de cada um. Os únicos personagens que tinham uma espécie de uniformes eram os dragões (policiais, representantes da lei nos dias de hoje) que usavam peças azuis e amarelas. Foram usadas as mais diversas perucas em inúmeras cores, que eram usadas por aqueles que possuíam determinados títulos de nobreza.