Amadeu (Marcos Breda)

Marcos Breda - Amadeu


É graduado em Letras pela UFRGS (1990) e mestre em Teatro pela UNIRIO (1999).

Quando ainda era estudante, no início da década de 1980, Breda começou a trabalhar com teatro e fazer pequenas atuações em filmes realizados em Porto Alegre. Em 1983passou a fazer parte do grupo teatral Vende-se Sonhos, com o qual participou das criações coletivas Trenaflor e Das duas, uma. Em 1985 integrou-se ao elenco do grande sucesso do teatro gaúcho Bailei na curva.

Em 1986, chamado para protagonizar, ao lado de Malu Mader, o filme Feliz Ano Velho, e pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado, mudou-se para São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro. Tornou-se conhecido em todo o país com a telenovela Mandala, da TV Globo.

Mesmo com dezenas de trabalhos em cinema e televisão, Marcos Breda nunca parou de fazer teatro. A partir de 2002, tornou-se um dos sócios da Caravana Produções Associadas, responsável pela montagem dos espetáculos Arlequim, servidor de dois patrões, um clássico da commedia dell'arte, com texto de Carlo Goldoni; A maldição do Vale Negro, com texto de Caio Fernando Abreu, que faz uma divertida sátira ao melodrama; e Farsa, uma colagem de textos de Cervantes, Tchékhov, Molière e Martins Pena.

Marcos Breda recebeu o Kikito de Melhor Ator de Curta-metragem em Gramado, por Sargento Garcia, em 2000. No mesmo ano, recebu o Prêmio Prawer/APTC por seu trabalho nos filmes Sargento Garcia e Dois filmes em uma noite. Em 2003, recebeu ainda o Prêmio Qualidade Brasil como melhor ator de comédia pela peça Arlequim, servidor de dois patrões.

Em 2009, integra o elenco da novela do horário das 19 horas, Caras & Bocas, interpretando o atrapalhado e covarde Pelópidas.

Em Novembro de 2010, Marcos Breda assina contrato com o SBT para participar de dez capítulos da novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago [2].

Em Maio de 2013, Marcos Breda volta à TV Globo no seriado semanal Pé na Cova, de Miguel Falabella. Em 2017 integrou o elenco da novela O Rico e Lázaro da Rede Record, interpretando o personagem Ravina.

Postar um comentário

0 Comentários

O filme que inspirou Guilherme Piva a compor José Maria