DIREÇÃO DA NOVELA

ADAMO ANGEL (WALCYR CARRASCO)



Walcyr Rodrigues Carrasco (Bernardino de Campos, 1° de dezembro de 1951) é um escritor, jornalista, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiras.

Walcyr Carrasco, o escritor da novela Xica da Silva, ainda era contratado do SBT, quando foi convidado para escrever o folhetim.

Ele topou ser o responsável pela trama sob o pseudônimo de Adamo Rangel, escondido de Silvio Santos. Em 2005, o SBT adquiriu os direitos da novela e causou uma grande surpresa no mercado televisivo. 
A audiência da emissora triplicou na faixa das dez horas da noite, conquistando a vice-liderança.

Começou como autor de novelas no Sistema Brasileiro de Televisão e, se consolidou como um dos principais autores brasileiros após escrever Xica da Silva e entrar para a rede de televisão aberta do Grupo Globo.

Em 2016, ganhou o Prémio Emmy Internacional pela trama dirigida por Mauro Mendonça Filho, Verdades Secretas, exibida originalmente pela Rede Globo no horário das 23h.

Atualmente possuía uma coluna de crônicas na Revista Época da Editora Globo.

WALTER AVANCINI


Nunciato Walter Abreu Avancini (São Caetano do Sul, 18 de abril de 1935 — Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2001) foi um escritor, autor e diretor de telenovelas e minisséries. Pai da atriz Andréa Avancini, do diretor de novelas Alexandre Avancini e do artísta plástico Otávio Avancini. Em entrevista ao museudatv , no youtube, em 1998, ele revela que Nunciato era seu primeiro nome em homenagem a seu avô,Nunciato, italiano, que tinha um cinema na cidade onde nasceu.

Um dos mais inovadores e criativos diretores da história da televisão brasileira, Walter Avancini foi o responsável pela condução de verdadeiros clássicos da teledramaturgia como A Deusa Vencida (onde lançou Regina Duarte e Ruth de Souza), As Minas de Prata, Selva de Pedra, O Semideus, O Rebu, Gabriela, Saramandaia, Nina, Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, além de minisséries e especiais históricos, aclamados no Brasil e no exterior, como Morte e Vida Severina, A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água, Avenida Paulista, Moinhos de Vento, Anarquistas, Graças a Deus, Rabo de Saia, Grande Sertão: Veredas, Memórias de um Gigolô, Chapadão do Bugre, entre muitos outros. Dono de um espírito inquieto, acreditava que a televisão não era apenas um veículo para histórias-padrão produzidas em ritmo industrial, mas sim um dos mais poderosos meios de nossa expressão cultural, como conseguiu demonstrar através de seus inúmeros e brilhantes trabalhos. Trabalhou também em Portugal, onde dirigiu a telenovela A Banqueira do Povo.

Seus últimos trabalhos em telenovelas foram na Rede Manchete onde lançou vários atores brasileiros como Giovanna Antonelli, Taís Araújo, Murilo Rosa, entre tantos outros. Foi ele também que viu na atriz Drica Moraes a possibilidade de uma grande vilã na novela Xica da Silva.

Walter morreu em 2001, vítima de câncer de próstata, deixando inacabado o trabalho na novela A Padroeira, concluído por Roberto Talma.

LUIZ PILAR
Luiz Antonio Pilar - AdoroCinema
Ator, produtor, diretor de cinema, teatro e TV, Pilar é dessas personalidades que, em vez de reclamar das dificuldades de ser negro no Brasil, preferem usar o talento e o fazer artístico para mudar essa realidade de ainda sofrer preconceito. “É fácil denunciar e protestar contra a forma como as emissoras de TV apresentam os personagens negros em novelas e minisséries. Quero ver as pessoas estudando e se preparando para escreverem boas histórias e roteiros com protagonistas negros e negras. Bons roteiros, quem é louco de recusar? O mercado costuma surfa ondas da moda. Se a moda é a comédia, então todo mundo corre para esse lado. Mas se a moda é falar de um cidadão marginal, periférico, todos apostam nesse gênero. No fim, a gente vê que o resultado é pífio, porque falta a veracidade. O mercado é muito cruel e muito covarde. Como eu não tenho compromisso, fico mais solto para contar essa história.”, dispara.

Muitos dos trabalhos de Pilar abordam temáticas relacionadas à afro-brasilidade. Avesso à demagogias, ele afirma: “É uma questão ideológica, sim, mas fundamentalmente é porque tem um espaço comercial que demanda esse tipo de produção. A televisão, o teatro e o cinema têm de perceber que trabalhar com esse tema também dá lucro”.
FONTE: https://heloisatolipan.com.br/tv/o-mercado-e-muito-cruel-e-muito-covarde-dispara-luiz-antonio-pilar-sobre-o-audiovisual-nacional/


JACQUES LAGÔA
Jacques Lagôa (6 de fevereiro de 1943) é um diretor de televisão e ator brasileiro.

Atuação como diretor
2008 - Revelação
2007/08 - Amigas e Rivais
2006/07 - Maria Esperança
2006 - Cristal
2005 - Os Ricos também Choram
2004 - Esmeralda
2004 - Seus Olhos
2003 - Canavial de Paixões
2003 - Jamais Te Esquecerei
2002 - Pequena Travessa
2002 - Marisol (telenovela brasileira)
2001 - Amor e Ódio
2001 - Pícara Sonhadora
1999 - Tiro & Queda
1999 - Louca Paixão
1998 - Fascinação
1997 - Mandacaru
1996 - Xica da Silva
1995 - Tocaia Grande (co-diretor)


Atuação como ator
De televisão
AnoTítuloPersonagem
2019 Jezabel sábio das dunas
2011 Força-Tarefa Diretor da clínica psiquiátrica
2010 Passione João Rodrigues
Malhação ID Dr. Ciro
1992 Mundo da Lua Professor de Matemática (episódio: "O Primeiro da Classe")
1989 Cortina de Vidro Valdemar
1982 Casa de Pensão 
O Pátio das Donzelas 
1980 Dulcinéa Vai à Guerra Xande
Cavalo Amarelo Xande
1979 Como Salvar Meu Casamento Fernando
1978 Gina Renato
1977 Um Sol Maior Godofredo
O Profeta Paulito
1976 O Julgamento Timóteo
1975 O Sheik de Ipanema Amadeu
1974 O Machão - Um Exagero de Homem Heitor
1973 Venha Ver o Sol na Estrada 
1972 A Revolta dos Anjos James
Na Idade do Lobo Zeco
1971 Hospital Fernando
1969 Dez Vidas Soldado
A Menina do Veleiro Azul Jorge

De cinema
1982 - Ousadia (episódio: A Peça)
1982 - Tessa, a Gata

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Donde fue construida la ciudad ficticia del Tijuco? esta todavia en pie? se puede visitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. En Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. La cuidad ficticia no existe más, hermano.

      Excluir

O filme que inspirou Guilherme Piva a compor José Maria