Documentário sobre Chica da Silva






TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=SAsHMzjL1IY

Uma produção original do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) joga luz sobre a trajetória de uma das figuras mais representativas da história do Estado, longo tempo reduzida a clichês fantasiosos propagados pela ficção novecentista. O público poderá assistir ao documentário “Chica da Silva – A Descoberta do Testamento”, da TV TJ Minas, que será lançado no dia 25/2, às 17h30, no Auditório do Tribunal Pleno. O filme traz à tona informações sobre a personagem que são desconhecidas pelo grande público.

No mesmo dia vai ao ar um hotsite com reportagens especiais sobre essa importante personalidade da história mineira.

O testamento de Francisca da Silva de Oliveira, que permaneceu desaparecido por mais de 200 anos e hoje está sob a guarda do TJMG, desvela a história por trás da construção mitológica de romances e novelas. Das origens como mulher escravizada no século XVIII até a ascensão social por meio da união com João Fernandes de Oliveira, contratador de diamantes e um dos homens mais ricos e influentes do império português, o documentário e as reportagens propõem uma nova perspectiva sobre a mulher que marcou sua época.

O documentário “Chica da Silva – A Descoberta do Testamento” e as reportagens apresentam o aspecto real da personalidade histórica que era conhecido apenas por historiadoras, historiadores e especialistas. Chica da Silva se popularizou a partir do filme de Cacá Diegues (1976) e da novela exibida pela extinta TV Manchete (1996-1997). Os materiais elaborados pelo TJMG abordam a descoberta do testamento da diamantinense, ajudando a desmistificar narrativas que não condizem com a realidade.

Depoimentos de descendentes e documentos como a carta de alforria e o próprio testamento, além de imagens das cidades mineiras pelas quais Chica da Silva passou (Diamantina, Serro, Milho Verde e Santa Luzia) ilustram o documentário e as reportagens.

“Chica da Silva – A Descoberta do Testamento” é um passeio de 50 minutos pela vida de uma mulher parda escravizada, que enfrentou o racismo e o machismo para se impor na sociedade conservadora da época. Veja o trailer:

Lídia Franco ganha o prêmio carreira em 2025




Lídia Franco @lidiafranco74 (A Dona Guiomar de Xica da Silva) vence o prêmio Carreira no Gala 32°, aniversário do canal português TVi @tvioficial Parabéns, Lídia!

Zezé Motta se veste de Xica novamente em 2025







Zezé Motta @zezemotta compartilhou em sua conta do Instagram essas lindas fotos vestida como Xica da Silva. Ela estava presente no baile da revista Vogue Brasil ontem no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Nossa eterna Xica da Silva do cinema. Viva Zezé! 😍#zezemotta
#xicadasilva
#bailerevistavogue

Morre o diretor do filme Xica da Silva


Nossos sentimentos à família do grande cineasta @caca_diegues , diretor do filme Xica da Silva de 1976 com Zezé Motta @zezemotta . Cacá nos deixou nesta sexta (14 de fevereiro de 2025).

Estátua de Chica é inaugurada em Diamantina.

 



Nosso seguidor e Youtuber Frederico Bordon de Castro postou um vídeo mostrando a estátua recém inaugurada da verdadeira Chica da Silva em Diamantina, em frente da casa e museu dela. _______________________________________ 

VEJA NO YOUTUBE: 


_______________________________________ 

CRÉDITOS: @riodejaneiroontemhojeesempre

______________________________________ #diamantinachicadasilva #estatuadechica #casadechica #xicadasilva