Documentário sobre Chica da Silva






TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=SAsHMzjL1IY

Uma produção original do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) joga luz sobre a trajetória de uma das figuras mais representativas da história do Estado, longo tempo reduzida a clichês fantasiosos propagados pela ficção novecentista. O público poderá assistir ao documentário “Chica da Silva – A Descoberta do Testamento”, da TV TJ Minas, que será lançado no dia 25/2, às 17h30, no Auditório do Tribunal Pleno. O filme traz à tona informações sobre a personagem que são desconhecidas pelo grande público.

No mesmo dia vai ao ar um hotsite com reportagens especiais sobre essa importante personalidade da história mineira.

O testamento de Francisca da Silva de Oliveira, que permaneceu desaparecido por mais de 200 anos e hoje está sob a guarda do TJMG, desvela a história por trás da construção mitológica de romances e novelas. Das origens como mulher escravizada no século XVIII até a ascensão social por meio da união com João Fernandes de Oliveira, contratador de diamantes e um dos homens mais ricos e influentes do império português, o documentário e as reportagens propõem uma nova perspectiva sobre a mulher que marcou sua época.

O documentário “Chica da Silva – A Descoberta do Testamento” e as reportagens apresentam o aspecto real da personalidade histórica que era conhecido apenas por historiadoras, historiadores e especialistas. Chica da Silva se popularizou a partir do filme de Cacá Diegues (1976) e da novela exibida pela extinta TV Manchete (1996-1997). Os materiais elaborados pelo TJMG abordam a descoberta do testamento da diamantinense, ajudando a desmistificar narrativas que não condizem com a realidade.

Depoimentos de descendentes e documentos como a carta de alforria e o próprio testamento, além de imagens das cidades mineiras pelas quais Chica da Silva passou (Diamantina, Serro, Milho Verde e Santa Luzia) ilustram o documentário e as reportagens.

“Chica da Silva – A Descoberta do Testamento” é um passeio de 50 minutos pela vida de uma mulher parda escravizada, que enfrentou o racismo e o machismo para se impor na sociedade conservadora da época. Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário