Dona Bem-vinda em: A lenda do Diabinho da Garrafa


Como podemos ver nas cenas de Dona Bem-vinda tentando criar uma espécie de dêmonio dentro de um bote vidro na novela Xica da Silva. Esta referência foi utilizada na trama de um mito antigo vindo de Portugal para o Brasil. De criar um diabo em uma garrafa através de um ovo,sangue e um juramento. Apesar de ser considerado bruxaria essa prática foi recorrente no Brasil colônia. Veja o vídeo abaixo: 




TEXTO DO SITE:  https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/diabinho/
O Diabinho da Garrafa também é conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes.

Este ser é fruto de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. Este pacto consiste na maioria das vezes de uma troca, a pessoa pede riqueza e em troca dá sua alma ao diabo.

Depois de feito o pacto, a pessoa tem que conseguir um ovo, que dele nascerá um diabinho de 15 cm a aproximadamente 20 cm. Mas não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial, fecundado pelo próprio diabo.

O Diabinho da Garrafa tem as seguintes características: Nasce de um ovo (em algumas regiões do Brasil acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo, em outras acreditam que ele nasce de um ovo colocado não por galinha e sim por um galo). Este ovo seria do tamanho de um ovo de codorna.

Para conseguir tal ovo, a pessoa deve procurá-lo durante o período da quaresma, e na primeira sexta feira após conseguir o ovo, a pessoa vai até uma encruzilhada, a meia noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Após passar o horário, retorna para casa e deita-se na cama. No fim de 40 dias aproximadamente, o ovo é chocado e nascerá o diabinho; de posse do diabinho, a pessoa coloca-o logo na garrafa e fecha bem fechado. Com o passar dos anos, o diabinho enriquece o seu dono, e no final da vida leva a pessoa para o inferno.

FONTE: https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/diabinho/

Postar um comentário

0 Comentários

O filme que inspirou Guilherme Piva a compor José Maria