A máscara do adúlterio de Micaela na novela Xica da Silva



A Máscara da Infamia

Ilustrações de pessoas usando as máscaras 


As máscaras da infâmia, embora muito desconfortável, não causa nenhuma dor. Os presos eram acorrentados nas máscaras de ferro ridículas e amarrados a um poste numa praça pública, onde os habitantes da cidade poderiam arremessar pedras e insultos contra eles.

As máscaras de infâmia foram projetadas para terem um ar tão tolo quanto possível para humilhar ainda mais o castigado. E, embora a punição fosse relativamente benigna, o ferro poderia ainda alcançar temperaturas altas quando exposto muito tempo ao sol em dias muito quentes. Havia centenas prováveis de variações acerca das máscaras por toda a Europa, mas, em geral, acredita-se que as máscaras com grandes orelhas patetas (como a descrita acima) foram usadas para as pessoas "bobas", enquanto as máscaras com focinhos de porcos foram utilizadas para as pessoas que tinham cometido um crime sujo, embora não haja nenhuma indicação do que exatamente constituía um crime "sujo". 


Máscaras de ferro usadas para punir de forma humilhante as pessoas. Quem usava essa máscara havia cometido algum delito e era obrigada a sair pelas ruas usando as peças de ferro. Além da tortura mental, as máscaras normalmente apertavam o nariz ou os olhos das vítimas para prolongar o sofrimento.
 
Fontes:
 http://www.apocalipse2000.com.br/hist_alem21.htm
http://povodetailandia.blogspot.com.br/2013/04/a-santa-inquisicao-idade-das-trevas_5.html
http://povodetailandia.blogspot.com.br/2013/04/a-santa-inquisicao-idade-das-trevas_5.html 

Postar um comentário

0 Comentários